O que é o bom design gráfico e o bom designer gráfico.

dezembro 18, 2007 at 8:36 pm 4 comentários

Afinal, o que é o bom design gráfico e o bom designer gráfico?

Este é um assunto que ainda vai demorar a se esgotar.

Antes de qualquer coisa, vamos esclarecer o que muitas pessoas desconhecem, sejam elas clientes em potencial, clientes atuais, parentes, amigos e público alvo (o que pode incluir você), o significado de algumas das palavras que compõem o título deste artigo. Vamos aos termos:

Design gráfico é um processo técnico e criativo que envia mensagens, idéias e conceitos através de impulsos sensoriais, sejam eles visuais, auditivos, olfativos, gustativos, táteis, emocionais ou um conjunto de um ou mais deles, com objetivos comerciais ou de fundo social. Essa definição eu escrevi tento como base a definição presente no site da ADG Brasil (Associação de Designers Gráficos do Brasil).

Designer gráfico é o profissional que realiza essa função. Ele aplica forma à informação visual (ou outros sentidos e sensações) que o produto deverá exercer. Ele não apenas exerce a atividade, como também reflete a repercussão social que um projeto alcança e sua duração e/ou vida útil de um trabalho, levando em consideração as variáveis que a sociedade irá aplicar neste produto após lançado e a repercussão envolvida antes, durante e depois.

Design, que pode ser traduzido como projeto/projetar, é o esforço criativo relacionado à criação de um produto. Assim, existem áreas especializadas, como o design gráfico, o design seqüencial, design de moda, design de interiores e design de produto, só para citar algumas delas.

Assim como você não vai a qualquer pessoa que saiba misturar água a gesso, para imobilizar o seu braço quando quebrado, não é inteligente e nem mesmo instintivo, ir atrás de uma pessoa que saiba operar um software de computador para resolver problemas de design de sua empresa ou de um produto.

Gesso é um mineral vendido em forma de pó branco composto basicamente de sulfato de cálcio hidratado, utilizado para imobilização de membros fraturados ou aplicações em paredes ou forro para teto residencial ou comercial.

Software é um programa de computador, ou seja, uma seqüência de instruções que devem ser feitas para manipular dados e informações em seu computador, seja um PC, notebook ou Mac, só para citar alguns desses apetrechos tecnológicos, também conhecidos como parafernália eletrônica.

Como vêem, um apertador de botões não é designer. Ele pode sim, ter noções da área que tenta atuar, mas definitivamente não é o profissional que você realmente procura. Eu não iria a um dentista prático nem se ele me pagar o meu valor de hora trabalhada e aposto que você também não iria!

Para criar a identidade gráfica do seu produto ou empresa, o designer gráfico utiliza de suas ferramentas para traduzir o objeto/produto em uma língua que você e minha avó, ou o público alvo, sejam capazes de entender. Um exemplo prático é quando você vê o logotipo da Light e entende que se trata de uma companhia que manipula energia elétrica. Você entende o desenho como o logotipo de uma empresa presente em 31 municípios do estado do Rio de Janeiro, através de ações exercidas por esta empresa, utilizando dentre outras ferramentas, o design gráfico e o marketing.

logotipo da light
logotipo da light

Espero que tenha conseguido explicar o que é design, design gráfico e designer gráfico. Vou mandar esse link para a minha avó, rs.

Se você tem alguma dúvida ou algo a acrescentar, escreva aí nos comentários que eu estou aqui para trocar conhecimentos!

😉

Anúncios

Entry filed under: artigo, design, identidade gráfica, marketing. Tags: , , .

eStara esclarece sobre o viral que (não) deu certo Ms. Torimoto Vs Solidworks

4 Comentários Add your own

  • 1. Phil Souza  |  dezembro 18, 2007 às 11:15 pm

    “Gesso é um mineral vendido em forma de pó branco composto basicamente de sulfato de cálcio hidratado, utilizado para imobilização de membros fraturados ou aplicações em paredes ou forro para teto residencial ou comercial.”

    E depois eu sou o cara engraçado…

    Ta empolgado com o blog Edy, fico feliz, Abraços!

  • 2. edy abreu  |  dezembro 19, 2007 às 11:50 am

    verdade, eu estou me esforçando, hehe.
    e quanto ao gesso, poxa, eu realmente não resisti!

  • 3. Phil Souza  |  dezembro 19, 2007 às 10:11 pm

    Entendo, eu as vezes não resisto a essas piadas…

  • 4. rodrigo  |  dezembro 24, 2007 às 10:45 pm

    muito bom o post!
    tentamos ajudar os perdidos e desinformados indicando o projeto do Michel C. Place que documenta a rotina de um designer gráfico. Passa lá depois: http://coletivomobile.com/?p=144

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Regra Básica
siga-me!

comentários recentes

tales manssano peres em 4 maneiras de se matar
Ray em 4 maneiras de se matar
Matheus Zardo em 4 maneiras de se matar
alguem que se odeia em 4 maneiras de se matar

RSS twitter: siga-me

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

arquivo

exposições luminosas

mictório

  • 325,627 urinaram aqui

%d blogueiros gostam disto: