Para Morar Bem

novembro 7, 2008 at 3:25 pm Deixe um comentário

Saiu no Estado de Minas, no dia 24 de setembro, uma entrevista com Patrícia Takamatsu, arquiteta muito gente boa, que participou da Casa Cor deste ano e ela me permitiu publicar sua opinião aqui no Urina Negra.

Patrícia explica muito bem o que Morar Bem é…

Loft da Patricia, na Casa Cor

Loft da Patrícia, na Casa Cor

Morar bem é viver em um espaço que vise ao conforto e bem-estar do seu morador e reflita seu estilo de vida. Há os que gostam de receber pessoas em casa, há os que gostam de cozinhar para os amigos, há os que gostam de trabalhar em casa, há os que vêem a casa como um local para estar com a família… Por isso uma residência, além de suprir a necessidade de moradia, deve atender as demais demandas individuais de seu habitante, privilegiando os lugares que, para ele, são os mais importantes da casa. Devido a esse caráter subjetivo, torna-se impossível uma definição única do que é morar bem.

Do ponto de vista arquitetônico, é ter um espaço com uma boa distribuição de ambientes, boa ventilação e iluminação natural e que, dentro do possível, permita o contato dos que ali habitam com a natureza, proporcionando-lhes assim uma melhor qualidade de vida.

Buscar soluções diferenciadas, que atendam as mais diferentes demandas de projeto e tenham como objetivo a satisfação do cliente, deve ser o foco principal dos profissionais envolvidos no processo. Em todos os tipos de residência, mas principalmente nas de tamanho reduzido, é essencial otimizar o projeto, criando espaços de caráter multifuncional para o melhor aproveitamento possível de cada parte da residência.

Na escolha de materiais, deve haver uma preocupação não apenas com a beleza, mas também com a praticidade e durabilidade do material empregado. Além disso, há que se pensar no uso de materiais alternativos que não agridam o meio ambiente e em soluções que visem à economia de água e energia elétrica. Isso demonstra uma preocupação com o morar bem individual, que reflete no bem-estar coletivo.
Nenhuma residência pode ser vista como um ponto isolado, desconectado do entorno que a envolve. Sendo assim, ao falarmos sobre o que é morar bem, não podemos abordar somente os aspectos que envolvem a construção do espaço físico no qual habitamos. Há outras coisas que influem nesse conceito: o tráfego de veículos tanto local quanto o enfrentado nos deslocamentos diários, por exemplo, até o trabalho; o barulho; a proximidade com o comércio; entre outras coisas.

Na questão estética, o morar bem está diretamente ligado a uma composição harmoniosa dos ambientes e em evitar excesso de informações para que a casa se torne um espaço tranqüilo, em contraposição à agitação da vida moderna. Ainda no aspecto estético há que se ter bastante cuidado com as chamadas tendências, que, de forma geral, têm caráter efêmero e limitam as escolhas. Os profissionais de arquitetura e design devem filtrar o que chega até eles, e o próprio morador deve refletir se a tal tendência supre suas necessidades, se se enquadra no seu modo de vida, se reflete a sua personalidade e se adequa ao seu conceito subjetivo de bem viver.

Do ponto de vista emocional, a casa é um ponto de referência para o indivíduo. Um local que propicie a introspecção e reflexão. Um local com o qual ele se identifique, se sinta seguro e que conte um pouco da sua história. São essas características pessoais que vão conferir ao local um caráter único.

Comente ae e divida sua opinião conosco, para você, o que é Morar Bem?
😉

Anúncios

Entry filed under: arquitetura, artigo, design. Tags: , .

Evento de abertura IxDAsp – Design de Interação Programa ANIMATV abre inscrições para edital

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Regra Básica
siga-me!

comentários recentes

tales manssano peres em 4 maneiras de se matar
Ray em 4 maneiras de se matar
Matheus Zardo em 4 maneiras de se matar
alguem que se odeia em 4 maneiras de se matar

RSS twitter: siga-me

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

arquivo

exposições luminosas

DSC00745

Mais fotos

mictório

  • 298,857 urinaram aqui

%d blogueiros gostam disto: